Como a histeroscopia pode ajudar na infertilidade?

42 infertilidade histeroscopia (3).jpg

Junho é o mês de Conscientização sobre a Infertilidade e gostaria de destacar a importância da histeroscopia no diagnóstico do fator uterino para a infertilidade ou subfertilidade (diminuição da fertilidade ou dificuldade para engravidar).

A infertilidade e a subfertilidade têm sido associadas a pólipos endometriais não tratados. Estes são diagnosticados por meio da histeroscopia antes da fertilização in vitro, entre 6 a 32% das mulheres assintomáticas e inférteis. O motivo? Os pólipos podem diminuir a receptividade do endométrio interferindo na implantação do embrião.

E onde afinal entra a histeroscopia nesse caso? Evidências sugerem que 63% das mulheres com pólipos endometriais foram capazes de engravidar após a ressecção dos pólipos por meio da histeroscopia.

A histeroscopia, que me dedico há 25 anos, tem respaldo técnico e científico. De acordo com as diretrizes publicadas no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, em março desse ano, por um grupo de experts, o exame tem maior acurácia no diagnóstico e deve ser realizada em pacientes inférteis com suspeitas de infertilidade.

Nas mesmas diretrizes, consta a orientação de que a remoção de pólipos por histeroscopia é uma intervenção segura, sem riscos de formação de sinéquias (cicatrizes) ou aderências dentro do útero.

Até a publicação das diretrizes, não existiam dados suficientes que justificassem a remoção de pólipos em pacientes subférteis. Entretanto, a remoção de pólipos não afeta os resultados reprodutivos de técnicas subsequentes de fertilização in vitro.

Para finalizar, gostaria de lembrar que não realizo tratamento para infertilidade. Apenas atuo, em parceria com meus colegas fertileutas e ginecologistas que se dedicam à área, no diagnóstico e tratamento das causas desse problema que afeta milhares de mulheres.

=====
🩺 Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (Whatsapp - link na BIO)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

Indicações da histeroscopia na investigação de infertilidade

Próximo
Próximo

9 de junho: Diga SIM à vacina!