Como saber se tenho endometriose?

15 dia endometriose ana rita histeroscopia ginecologia unimed florianopolis 1.jpg

Estudos da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia apontam que podem levar anos para que o médico chegue ao diagnóstico da endometriose. É por isso que no Dia Nacional da Luta contra a Endometriose, 13 de março, quero alertar sobre a doença.

 

1.O que é a endometriose?

A endometriose se caracteriza pelo desenvolvimento e crescimento do endométrio (tecido que envolve o útero) fora da cavidade uterina, que resulta em uma reação inflamatória crônica. Todos os meses, quando não há gestação, o endométrio descama e é eliminado com o sangue da menstruação. No caso das mulheres com endometriose, ocorre o sangramento em outros órgãos como ovários, ligamentos pélvicos, intestinos, bexiga, apêndice e vagina. Apesar de raro, também é possível que o pulmão, pleura e sistema nervoso central sejam afetados.

 

2. Quais são os principais sintomas da endometriose?

Fortes dores pélvicas e cólicas, dificuldade para engravidar e dor na relação sexual.

 

3. A endometriose é mais frequente em qual faixa etária?

A endometriose atinge 10% das mulheres brasileiras, principalmente as em idade fértil – entre 20 a 40 anos.

 

4. Quais são as causas da endometriose?

As caudas da doença ainda são desconhecidas. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, existem algumas possibilidades como a menstruação retrógrada - quando o fluxo sanguíneo volta pelas tubas uterinas, sendo derramado nos órgãos próximos, como ovários, peritônio e intestino. Também podem ser falhas no sistema imunológico e a transformação de células, que assumem as características do endométrio fora do útero.

 

5. Todas as mulheres que têm endometriose são inférteis?

Apesar da endometriose causar infertilidade em um terço das mulheres diagnosticadas, não são todas as mulheres que ficam inférteis

 

6. Qual o tratamento para a endometriose?

A escolha do tratamento dependerá da gravidade dos sintomas, da extensão e localização da doença, do desejo de engravidar e da idade da paciente. Pode ser medicamentoso, cirúrgico ou, ainda, a combinação de ambos.

 

7. Como saber se tenho endometriose?

Fique atenta aos sintomas de seu corpo e ao observar qualquer alteração, procure avaliação médica.

=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
48 98802 1772 48 3304 7306

Anterior
Anterior

20 de março: Dia Internacional da Felicidade

Próximo
Próximo

Precisamos estar bem para continuar fazendo a diferença!