Dra Ana Rita esclarece as principais dúvidas sobre a Histeroscopia

A Histeroscopia é um procedimento ginecológico que permite a visualização interna do útero e canal endocervical, e pode ser aplicada para tratamento cirúrgico (histeroscopia cirúrgica) ou para o diagnóstico de doenças uterinas. Há mais de 25 anos atuando com o procedimento em Florianópolis, neste Dia Mundial da Histeroscopia, 2 de maio, respondo as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

 

  1. Quando a Histeroscopia é indicada? A Histeroscopia é considerada o método padrão-ouro para investigação das doenças do útero, sendo indicado para pacientes que tenham sangramento uterino anormal, miomas, pólipos, infertilidade, câncer uterino, aderências ou sinéquias uterinas, entre outras indicações.

  2. Como funciona o exame?O procedimento é realizado com um aparelho chamado histeroscópio - um equipamento fino com aproximadamente 1,8 a 4 milímetros conectado a uma microcâmera. O útero é dilatado com soro fisiológico e o histeroscópio é introduzido pelo colo uterino permitindo que a imagem seja projetada no monitor.

  3. A Histeroscopia dói?De modo geral é um procedimento ginecológico com pouca dor em que a maioria das pacientes sente uma ligeira cólica e uma pequena pressão na região genital e do útero. É possível realizar o procedimento com mais conforto com aplicação da anestesia endovenosa (na veia) como uma sedação, principalmente quando se trata da histeroscopia cirúrgica em que normalmente leva um pouco mais de tempo para concluir o procedimento.

  4. A Histeroscopia auxilia na fertilidade?Fatores uterinos são responsáveis por 20 a 35% dos casos de dificuldade em engravidar ou abortamento prematuro. A Histeroscopia permite o diagnóstico e o tratamento para a preservação da fertilidade de doenças como adenomiose, sinéquias uterinas, pólipos endometriais, produtos retidos na concepção, entre outros. Evidências sugerem que 63% das mulheres com pólipos endometriais foram capazes de engravidar após a ressecção dos pólipos por meio da Histeroscopia.

  5. Qual a importância da Histeroscopia no câncer de endométrio? A Histeroscopia é o melhor método para investigação de câncer de endométrio e lesões precursoras. A detecção precoce da neoplasia possibilita maior chance de um tratamento bem-sucedido.

  6. Como é a recuperação após o procedimento?O retorno às atividades diárias após a Histeroscopia pode ocorrer em algumas horas no caso de Histeroscopia diagnóstica ambulatorial sem anestesia ou um a dois dias nos casos de Histeroscopia cirúrgica. Em alguns casos quando a cirurgia é maior, como ressecção de grandes miomas, pode haver necessidade de um período de repouso relativo de aproximadamente uma semana.

=====

 Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (WhatsApp)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

6 de maio: Dia do Instrumentador Cirúrgico

Próximo
Próximo

Abril Roxo: Como a histeroscopia contribui com a Adenomiose?