Histeroscopia: novas terminologias

Como frequentemente falamos por aqui, a histeroscopia é o procedimento padrão-ouro para investigação e tratamento de patologias intrauterinas. A forma como o procedimento será realizado, com ou sem anestesia, em sala cirúrgica ou ambulatório, com ou sem ressectoscópio, entre outras variações, irá depender da necessidade de cada paciente.

Há algum tempo não havia uma unificação em relação à terminologia usada para descrever estes diferentes procedimentos histeroscópicos. Recentemente a American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL), a European Society for Gynaecological Endoscopy (ESGE) e a Global Community of Hysteroscopy (GCH), formaram um grupo de especialistas para desenvolver um consenso recomendando novas terminologias. A tendência é separar os procedimentos histeroscópicos, em histeroscopias diagnósticas, e naqueles usados para tratar as lesões intrauterinas, as histeroscopias cirúrgicas. Explico melhor a seguir:

Histeroscopia diagnóstica: como o nome sugere, é o exame que avalia as doenças no interior do útero.  O histeroscópio - equipamento fino com 1,8 a 2,9 milímetros, é conectado a uma microcâmera e introduzido pelo colo uterino, o que permite que a imagem seja projetada no monitor e o médico avalie a parte interna do útero e do canal endocervical.

Histeroscopia cirúrgica: o ressectoscópio, ou pinças de cirurgias, são usadas para resseção de pólipos endometriais, miomas submucosos, septos uterinos, sinéquias uterinas  e ablação endometrial.

Independente das situações, a histeroscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo e de baixo risco.

É muito importante a consulta prévia com o profissional que irá realizar o procedimento para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

Nestes 25 anos de atuação com histeroscopia em Florianópolis, nunca deixei de conversar previamente com a paciente indicada para a realização da histeroscopia, pois é nesta conversa que vamos tratar sobre o procedimento e avaliar o equipamento que será utilizado, entre outras questões.

Quanto mais segura e informada estiver a paciente, melhor para todo o processo

=====

 Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (WhatsApp)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

27 de novembro: Dia Nacional de Prevenção ao Câncer

Próximo
Próximo

Mulheres acima de 60 anos são as mais acometidas pelo câncer de endométrio