Março Lilás e Azul: previna-se!

O mês que se inicia recebe as cores lilás e azul para chamar atenção para a prevenção de duas graves doenças: o câncer de colo de útero e o câncer colorretal (câncer de intestino).

Por meio do Março Lilás, a ideia é reforçar a importância das mulheres sexualmente ativas a realizarem o exame Papanicolau e também se vacinarem contra o HPV. O câncer de colo do útero, também conhecido por câncer cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano(HPV). A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Homens e mulheres com o vírus HIV, portadores de câncer, que realizam quimioterapia ou radioterapia, e pacientes transplantados também são imunizados gratuitamente. A vacina também está disponível em clínicas privadas e foi aprovada pela Anvisa para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível e a utilização de preservativo é outra forma de prevenção. Nos homens o vírus pode causar câncer de pênis, anal e de cabeça e pescoço.

Igualmente importante, a campanha Março Azul alerta sobre o câncer colorretal, um dos mais frequentes entre os brasileiros e que pode ser prevenido principalmente pela realização do exame de colonoscopia. Isso porque uma grande parte dos tumores inicia a partir de um problema benigno na parede interna do intestino grosso e durante a realização do exame é possível fazer a remoção.

A orientação dos especialistas é que a colonoscopia seja realizada a partir dos 45 anos e em caso de histórico da doença na família.

Outras formas de prevenir o câncer colorretal é ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, além de bastante ingestão de água e   a prática de atividade física.  Não consumir bebida alcoólica em excesso, assim como,  evitar os alimentos ultraprocessados são importantes na prevenção.

Tanto no câncer de colo de útero, como no câncer de intestino, os sintomas costumam aparecer quando a doença está avançada. Não deixe chegar ao ponto dos tratamentos radicais! Mantenha seus exames em dia e previna-se!

=====

 Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (WhatsApp)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

Uma preocupação a menos: como você pode ajudar a combater o HPV?

Próximo
Próximo

Preciso de anestesia. E agora?