Minha menstruação é normal?
Muitas mulheres se perguntam: o que é uma menstruação normal? Não existe uma resposta exata para todas as mulheres.
Mas, o que é normal? Cada mulher tem um padrão menstrual, que pode apresentar pequenas variações ao longo da vida.
Segundo o Comitê de Distúrbios Menstruais da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia) o ciclo menstrual normal pode variar de 24 a 38 dias (intervalo entre as menstruações) e o fluxo pode durar até 8 dias. Mas, a quantidade de sangramento, assim com as cólicas, não devem interferir no dia a dia da mulher.
25% das mulheres com sangramento menstrual excessivo apresentam anemia, por deficiência de ferro, causando fadiga, dificuldade de concentração e diminuição da capacidade para realizar exercícios físicos.
Várias são as causas do sangramento uterino anormal. Podem ocorrer devido as doenças benignas do útero (pólipos endometriais, miomas uterinos e adenomiose), distúrbios hormonais (problemas de ovulação ou problemas de funcionamento da tireoide), distúrbios de coagulação e câncer de endométrio. Por estas razões, as mulheres que apresentam sangramento uterino anormal, devem procurar seu ginecologista para investigar e tratar a causa. Lembrando que sempre devemos excluir a gestação e as causas de sangramento associadas ao início da gravidez.
Algumas vezes, não existe uma causa definida de sangramento e o padrão menstrual é uma característica da mulher. Nestes casos, pode ser indicado algum tratamento para redução do fluxo menstrual, como colocação de DIUs medicados com hormônios ou a ablação endometrial para as mulheres que não desejam mais engravidar.
A ablação endometrial é um tratamento cirúrgico, histeroscópico, que retira a camada interna do útero, chamado endométrio.