Setembro em Flor alerta para cânceres ginecológicos

56 setembro em flor histeroscopia ana rita unimed florianopolis.jpg

A campanha Setembro em Flor, realizada durante este mês pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), tem o objetivo de alertar as mulheres para os cânceres ginecológicos que incluem os tumores do endométrio, de ovário, do colo do útero, vaginal e de vulva. Estas doenças atingem pelo menos 30 mil brasileiras todos os anos, e quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico de cura, e por isso a importância de falarmos sobre esse assunto também por aqui.

O câncer de endométrio, camada que reveste o útero, é uma das neoplasias mais frequentes em mulheres acima de 60 anos e apresenta como principal sintoma, em pelo menos 90% dos casos, o sangramento uterino anormal na pós-menopausa e na perimenopausa.  Após um ano da data da última menstruação, a mulher não deve mais menstruar e no período próximo à menopausa, na perimenopausa, é preciso atenção para observar qualquer anormalidade como aumento de fluxo, por exemplo.  Se o sangramento uterino anormal ocorrer, é recomendado procurar avaliação ginecológica.

E como prevenir? Para o câncer de endométrio não existem exames de rastreamento, mas como a doença tem como o maior fator de risco para o seu desenvolvimento a obesidade, a prática de atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis são as formas de evitar a doença.

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a mortalidade específica por câncer de endométrio mais que dobrou em mulheres com índice de massa corporal (IMC) de 30 a 34,9 kg/m2 e aumentou seis vezes naquelas com um IMC maior do que 40 kg/m2. Por este motivo, reforço mais uma vez para os cuidados com os hábitos de vida.

Quando a doença for inevitável, o tratamento irá depender do tipo de alteração e do estágio do tumor. A histeroscopia está indicada para o diagnóstico, na investigação do sangramento uterino anormal, e para ressecção de patologias benignas.

=====

Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (WhatAapp)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

Quais as possíveis causas de sangramento uterino anormal?

Próximo
Próximo

Quanto tempo após a histeroscopia posso voltar à rotina?