Suas vacinas estão em dia?

É bastante comum as pessoas associarem a vacinação como uma responsabilidade apenas com as crianças. Um grande engano! Adolescentes e adultos também devem estar com a carteira de vacinação em dia para evitarem o retorno de doenças e ficarem protegidos de complicações.

Nesse período de baixas temperaturas e o aumento de problemas respiratórios, a imunização contra os vírus da Influeza (gripe) e Covid-19 são essenciais para que não haja evolução para quadros mais graves. Veja um pouco mais sobre elas:

Influenza (gripe) - É importante que seja aplicada uma vez ao ano, geralmente nos meses de abril a junho. A vacina da Influenza é disponível gratuitamente no SUS para crianças e adultos que fazem parte do grupo de risco - idosos, gestantes, puérpera, indígenas, pacientes com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores, entre outros. Na rede particular é possível encontrar para todas as idades.

Covid-19-  Apesar do número de mortes terem caído consideravelmente após a ampliação da vacinação contra a Covid-19, os casos de transmissão têm aumentado e por isso é importante que as doses de reforços sejam realizadas para uma proteção eficaz. Em Santa Catarina idosos com mais de 60 anos devem tomar a 2ª dose de reforço. Ela deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. A imunização é disponibilizada gratuitamente no SUS.

 

E tem mais!

Independente da estação do ano, a vacina do HPV também é muito importante. O HPV é o vírus principal causador do câncer de colo de útero. Sua transmissão se dá principalmente por meio da relação sexual desprotegida (oral, genital ou anal). Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Pacientes com HIV, pessoas submetidas a transplantes de órgãos e pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos (mulheres) e 9 a 26 (homens), além dos imunossuprimidos também podem receber a imunização pelo SUS. A rede particular desmobiliza a vacina para os demais grupos.

Os adultos também precisam ficar atentos à atualização das doses de reforço contra a hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba. Para as gestantes, existem três vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação: hepatite B, dupla adulto e dTpa.

Se você tem dúvidas quanto ao seu calendário vacinal, procure uma Unidade Básica de Saúde e informe-se.

=====

 Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

(48) 99971 7088 (WhatsApp)

MEDCLIN - (48) 3304 7306 | (48) 3304 7296 | (48) 98802 1771

SANTA HELENA - (48) 3271 4400 | (48) 3271 4458

CONSULTÓRIO - (48) 3223 6155

Anterior
Anterior

Você sabe quais os motivos que levam as pessoas a doarem sangue?

Próximo
Próximo

Cinco coisas que você precisa saber sobre Infertilidade e Histeroscopia