8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer
A União Internacional de Controle do Câncer (UICC), instituiu o 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas em todos os países.
Entre as mulheres, cabe destacar o quanto a prevenção é eficiente principalmente nos cânceres de endométrio, colo de útero e de mama.
Além das consultas de rotina à ginecologista, a prevenção ao câncer de colo de útero se dá pelo exame clínico e pelo patológico, conhecido como Papanicolau. Há alguns anos, a vacinação de meninas a partir dos 9 anos contra o HPV se tornou uma grande aliada à prevenção.
Não existe rastreamento para o câncer de endométrio, mas o sangramento uterino pós-menopausa é um importante sinal de alerta. Entre 90 a 94% das mulheres com câncer de endométrio sangram. Por isso é importante procurar o ginecologista quando você apresenta sangramento após a menopausa. Mulheres com sangramento pré-menopausa, principalmente após os 45 anos também devem estar alertas.
Quanto ao câncer de mama, quando a mulher mantém a rotina anual da mamografia principalmente a partir dos 40 anos ou se tem casos na família, é possível diagnosticar a doença precocemente e assim, realizar um tratamento menos invasivo. Outro exame muito importante e complementar à avaliação da saúde das mamas é a ultrassonografia.
A adoção de hábitos de vida saudável que inclui prática de atividade física e alimentação saudável, não fumar, controlar o peso e dormir bem são formas de prevenção para todos estes cânceres.
Bom sempre lembrar que a prevenção às doenças ainda é o melhor remédio.
=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
48 98802 1772 48 3304 7306