Câncer de Fátima Bernardes tem como principal sintoma sangramento na pós-menopausa

O diagnóstico de câncer de endométrio da apresentadora Fátima Bernardes é uma oportunidade para falarmos sobre a importância das 

mulheres estarem atentas ao sangramento anormal na pós-menopausa e  na perimenopausa. O sangramento uterino anormal nestes períodos pode ser o primeiro sinal de cânceres de útero ou do endométrio (camada que reveste o útero).

A ginecologista Ana Rita Peixoto Panazzolo ressalta que as chances de cura do câncer do endométrio geralmente são altas, principalmente quando o diagnóstico é precoce. “Após um ano da data da última menstruação, chamada de menopausa, a paciente não deve mais menstruar, quando isso acontece, algo não está bem e deve ser avaliado por um ginecologista. Normalmente, esses sangramentos estão relacionados a patologias benignas como os pólipos endometriais, mas precisamos descartar as patologias malignas e pré-malignas. No período próximo à menopausa, na perimenopausa, diferenciar as irregularidades menstruais normais, ou fisiológicas, do sangramento uterino anormal, é mais desafiador, sendo necessário avaliar bem caso a caso. Ao perceber qualquer anormalidade no sangramento a mulher deve procurar um ginecologista para investigar a causa e tratá-la precocemente", orienta.

A médica explica que o tratamento irá depender do tipo de alteração, dos desejos reprodutivos da mulher e do estágio da doença. “A histeroscopia   está indicada na investigação do sangramento uterino anormal e para ressecção de patologias benignas. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, é seguro e minimamente invasivo”, explica a médica que há 25 anos realiza histeroscopia em Florianópolis.

O câncer de endométrio é mais frequente em mulheres após os 60 anos, mas pode acometer algumas mulheres mais jovens, principalmente as obesas. A obesidade é o maior fator de risco para o câncer de endométrio. A principal causa do câncer de endométrio é o crescimento celular anormal, geralmente ocasionado por estímulo hormonal.

“A consulta ginecológica anual para a realização do exame preventivo (papanicolau) é uma grande aliada contra o câncer de útero. Para o câncer de endométrio ainda não existem exames de rastreamento, mas ao perceber qualquer anormalidade no sangramento vaginal e aumento de fluxo menstrual a médica deve ser procurada”, destaca Ana Rita.

Casos crescem: O câncer de endométrio vem crescendo mundialmente, principalmente nos países desenvolvidos, e estima-se que esta tendência permanecerá na próxima década. A maioria dos cânceres de endométrio são diagnosticados precocemente e apresentam alta sobrevida.

=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
 48 98802 1772  48 3304 7306

02 cancer fatima bernardes sangramento uterino.jpg
Anterior
Anterior

O que é a histeroscopia?

Próximo
Próximo

Boa Festas e um feliz 2021