O que é a histeroscopia?

Antes de falarmos mais sobre saúde feminina, vamos ao foco do nosso trabalho: o que é e para que serve a histeroscopia?

O nome pode assustar um pouco, mas a histeroscopia ou videohisteroscopia é um procedimento ginecológico seguro, pouco invasivo, também chamado procedimento minimamente invasivo, que permite a visualização interna do útero e canal endocervical para a identificação de doenças uterinas ou tratamento cirúrgico (histeroscopia cirúrgica).

Neste ano a ginecologista Ana Rita Peixoto Panazzolo completou 25 anos de dedicação à histeroscopia em Florianópolis e conta que o método é considerado padrão ouro para investigação das doenças do útero, sendo indicado para pacientes que tenham sangramento uterino anormal, miomas, pólipos, infertilidade, câncer uterino, aderências ou sinéquias uterinas, entre outras indicações.

“O procedimento é realizado com um aparelho chamado histeroscópio - um equipamento fino com aproximadamente 1,8 a 4 milímetros conectado a uma microcâmera. O útero é dilatado com soro fisiológico e o histeroscópio é introduzido pelo colo uterino permitindo que a imagem seja projetada no monitor”, explica.

O exame pode ser realizado ambulatorial ou no centro cirúrgico com pouca ou nenhuma anestesia, havendo necessidade de uma rápida internação. “Não é preciso ter medo do procedimento. O ideal é que a paciente faça uma consulta prévia a histeroscopia para avaliar e planejar o procedimento e esclarecer todas as dúvidas”, orienta a médica.

=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
 48 98802 1772  48 3304 7306

03 histeroscopia o que e ana rita florianopolis.jpg
Anterior
Anterior

10 principais dúvidas sobre ABLAÇÃO ENDOMETRIAL

Próximo
Próximo

Câncer de Fátima Bernardes tem como principal sintoma sangramento na pós-menopausa