Covid-19: Devo ou não me vacinar?

Com o início da vacinação emergencial da Covid-19, tenho ouvido relatos de algumas pessoas que não se sentam confiantes para receber o imunizante. É o seu caso ou de alguém que você conhece? Te convido a avaliar algumas informações comigo:

 - As vacinas iniciaram no Brasil no século 18 para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral grave, e desde então, sempre foram muito eficientes e seguras. Por meio da vacinação foi possível erradicar a varíola, reduzir mortes como as causadas pelo sarampo e meningite e diminuir sequelas graves como as da poliomielite.

- As vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac para a Covid-19 tiveram sua qualidade, segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a reguladora brasileira que tem credibilidade da comunidade científica, pois desde a sua criação em 1999, atua adequadamente na avaliação de novos medicamentos, vacinas, testes laboratoriais e dispositivos médicos.

- Desde o dia 8 de dezembro de 2020, mais de 23 milhões de vacinas da Covid-19 foram ministradas em 50 países do Ocidente, sem quaisquer efeitos colaterais graves. Quando há sintomas, geralmente são leves.

- Aproximadamente de 2 a 4 semanas após a vacinação, o organismo inicia a produção de anticorpos eficazes para evitar a Covid-19 ou reduzir o risco de evolução, ou seja, você pode até contrair a doença depois da vacinação, mas os riscos de ter complicações são baixos e o de morte praticamente nulo.

- Quem se vacina além de cuidar da sua saúde, protege as outras pessoas. Quando um número de suficiente da população é vacinado, a disseminação do vírus perde força. É o que chamamos de imunidade de rebanho.

O quanto antes formos todos imunizados, o quanto antes voltaremos a uma rotina mais próximo do normal que tínhamos antes da pandemia se instalar em todo o mundo. Até lá, precisamos manter os cuidados de distanciamento social, atenção à higiene das mãos, uso de máscara e álcool gel. A pandemia não acabou. Quando chegar a sua vez, vacine-se!

Você tinha conhecimento dessas informações? O que achou?

Quando o momento de eu ser vacinada chegar, certamente estarei presente para recebê-la. E você?

Fonte: AMB

 

=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
 48 98802 1772  48 3304 7306

06 vacinacao covid 19 ana rita peixoto histeroscopia florianopolis (1).jpg
Anterior
Anterior

Vacinação é um pacto social!

Próximo
Próximo

10 principais dúvidas sobre ABLAÇÃO ENDOMETRIAL