Dia Mundial do Câncer alerta para prevenção e diagnóstico precoce

WhatsApp Image 2021-02-04 at 15.30.18.jpeg

No Dia Mundial do Câncer, quero reforçar mais uma vez a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, em especial, do câncer de endométrio (camada que reveste o útero). A doença vem crescendo mundialmente, principalmente nos países desenvolvidos, e estima-se que esta tendência permanecerá na próxima década.

Como vimos em posts anteriores, o câncer de endométrio tem como principal sintoma o sangramento anormal na pós-menopausa e na perimenopausa e por isso é fundamental que você fique atenta. Após um ano da data da última menstruação (menopausa) não deve mais ocorrer sangramentos e se isso acontecer você deve procurar a sua ginecologista.

Normalmente, esses sangramentos estão relacionados a patologias benignas como os pólipos endometriais, mas precisamos descartar as patologias malignas e pré-malignas. Além disso, quantos antes o diagnóstico, mais cedo é possível tratar e aumentar as chances de cura.

Recentemente comentei aqui sobre um estudo publicado pela American Association for Cancer Research, que sugere que os anticoncepcionais orais podem reduzir os riscos de cânceres de ovário e endométrio. A pesquisa mostrou que em comparação com mulheres que não tinham usado as pílulas, as que usaram apresentaram um risco 32% menor para câncer de endométrio e um risco 28% menor para câncer de ovário.

São dados importantes que devem ser levados em consideração, mas a decisão de aderir ao contraceptivo oral precisa ser avaliada de acordo com as peculiaridades de cada paciente.

Outras maneiras de prevenir o câncer de endométrio, e outras neoplasias, são o hábito de vida saudável com prática regular de atividade física, alimentação balanceada, controle de estresse e não fumar.

Que tal aproveitar esta data tão importante em todo o mundo para rever seus hábitos? Sempre podemos melhorar, não é mesmo?

=====

Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

48 98802 1772 48 3304 7306

Anterior
Anterior

A histeroscopia dói?

Próximo
Próximo

Estudo aponta que pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de cânceres de ovário e endométrio