Estudo aponta que pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de cânceres de ovário e endométrio

07 anticoncepcional e cancer de ovario e endometrio ana rita peixoto histeroscopia florianopolis (2).jpg

Um estudo recente publicado pela American Association for Cancer Research, que ganhou destaque há alguns dias em um dos jornais de maior repercussão dos Estados Unidos, o The New York Times, sugere que os anticoncepcionais orais podem reduzir os riscos de cânceres de ovário e endométrio. As informações descobertas pelos pesquisadores são muito relevantes e por isso compartilho aqui com vocês.

Segundo o estudo, aplicado em quase 260 mil mulheres da Grã-Bretanha, os contraceptivos orais podem aumentar o risco de câncer de mama por um curto período, mas também estão associados ao menor risco de câncer de ovário e endométrio que persistiram para a vida.

Em comparação com mulheres que não tinham usado as pílulas, as que usaram apresentaram um risco 32% menor para câncer de endométrio e um risco 28% menor para câncer de ovário.

Certamente são porcentagens significativas quando se trata da prevenção de câncer de endométrio e ovário que podem ser fatais, mas a decisão de aderir ao contraceptivo oral deve ser avaliada individualmente entre a mulher e a sua médica ginecologista de confiança.

=====

Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO

Histeroscopia Ginecologia

CRM/SC 6848 RQE 1714

48 98802 1772 48 3304 7306

Anterior
Anterior

Dia Mundial do Câncer alerta para prevenção e diagnóstico precoce

Próximo
Próximo

Vacinação é um pacto social!