Estudo aponta que pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de cânceres de ovário e endométrio
Um estudo recente publicado pela American Association for Cancer Research, que ganhou destaque há alguns dias em um dos jornais de maior repercussão dos Estados Unidos, o The New York Times, sugere que os anticoncepcionais orais podem reduzir os riscos de cânceres de ovário e endométrio. As informações descobertas pelos pesquisadores são muito relevantes e por isso compartilho aqui com vocês.
Segundo o estudo, aplicado em quase 260 mil mulheres da Grã-Bretanha, os contraceptivos orais podem aumentar o risco de câncer de mama por um curto período, mas também estão associados ao menor risco de câncer de ovário e endométrio que persistiram para a vida.
Em comparação com mulheres que não tinham usado as pílulas, as que usaram apresentaram um risco 32% menor para câncer de endométrio e um risco 28% menor para câncer de ovário.
Certamente são porcentagens significativas quando se trata da prevenção de câncer de endométrio e ovário que podem ser fatais, mas a decisão de aderir ao contraceptivo oral deve ser avaliada individualmente entre a mulher e a sua médica ginecologista de confiança.
=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
48 98802 1772 48 3304 7306