O que você precisa saber sobre Adenomiose
Vamos conversar sobre Adenomiose? Separei os principais pontos que você precisa saber sobre o assunto.
1. O que é Adenomiose Uterina e em que idade ela é mais frequentemente diagnosticada?
A Adenomiose Uterina é a presença de glândulas endometriais e estroma na musculatura uterina que pode resultar no aumento do útero. É diagnosticada com mais frequência em mulheres na faixa etária entre 40 e 50 anos, e por isso é importante manter em dia a rotina de consultas ginecológicas.
2. Quais os sintomas da Adenomiose?
Muitas vezes as pacientes não têm sintomas e a doença pode ser sugerida em exames de imagem. Em outros casos, as áreas com glândulas endometriais no interior do músculo podem sangrar causando dor no período menstrual, sangramento uterino anormal e excessivo, dor pélvica crônica e dor na relação sexual (dispareunia). Vale ressaltar que o sangramento na Adenomiose muitas vezes é intenso e de difícil controle.
3. Como a doença é desencadeada?
O exato mecanismo como a Adenomiose se desenvolve ainda não é conhecido, mas ocorre quando uma porção do endométrio invade a musculatura muitas vezes associada a trauma, com cirurgias uterinas prévias ou cesarianas. Apesar de não ser comum em pacientes jovens, muitas vezes se manifesta como cistos únicos, por mecanismo no desenvolvimento embrionário.
4. Como a Adenomiose se apresenta?
A apresentação pode variar muito de uma paciente para outra, podendo ser superficial ou profunda, formar cisto único ou ser difusa. Quando a Adenomiose é superficial, pode ser visualizada na histeroscopia, quando é possível observar as falhas no endométrio, aumento na vascularização e cistos hemorrágicos.
5. A adenomiose pode afetar a fertilidade?
A relação com fertilidade ainda não está bem confirmada. Vamos tratar sobre esse assunto especificamente mais adiante.
6. Como a Adenomiose é diagnosticada?
Os exames de imagem que sugerem a presença de Adenomiose são pouco sensíveis e pouco específicos. São eles: ultrassom transvaginal e ressonância magnética. Como falei anteriormente, na histeroscopia podemos encontrar imagens sugestivas de adenomiose superficial.
7. Como é o tratamento da Adenomiose?
O tratamento algumas vezes pode responder por meio de medicamentos ou por meio da histeroscopia, em casos selecionados, quando se trata de cistos únicos e superficiais, com o objetivo de preservar a fertilidade, ou a retirada do útero todo. A indicação de histeroscopia para o tratamento da adenomiose superficial e localizada deve ser avaliada com muita cautela, realizada por histeroscopista experiente, pois o objetivo é a melhora dos sintomas e a preservação da fertilidade.
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários ou chame no privado. Lembro que esse material tem objetivo meramente educativo e não substitui a consulta médica e muito menos, exames que possam auxiliar no diagnóstico.
=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
48 98802 1772 48 3304 7306