TRH: Como a terapia de reposição hormonal pode auxiliar na menopausa?

11 menopausa e reposicao hormonal histeroscopia florianopolis.jpg

A menopausa é a última menstruação da mulher. Ocorre, em média, entre os 45 aos 55 anos devido a interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é uma forma de garantir que a mulher passe por esse período com menos transtornos com as ondas de calor, suores noturnos, alteração do sono, alteração na concentração, redução da libido, ressecamento vaginal, ressecamento da pele, cabelos quebradiços e unhas fracas. Além da melhora dos sintomas, ajuda na prevenção de algumas doenças como osteoporose. Muitos estudos também têm demonstrado prevenção do Alzheimer.

Em mulheres com útero, a TRH tem indicação do uso de estrogênio e progesterona. Nos casos em que a mulher realizou a retirada do útero (histerectomia) por patologias benignas, é feita apenas a reposição de estrogênio. A aplicação pode ser por meio de gel, adesivo para a pele ou comprimidos. Mas atenção: a reposição hormonal é feita após criteriosa avaliação médica, algumas mulheres podem apresentar contra-indicações.

E por que me preocupo tanto com a avaliação para a indicação da TRH? Assim como todos os tratamentos de saúde, nem todas as mulheres têm indicação para a TRH. É preciso avaliar histórico da paciente, presença de câncer mamário ou uterino, e outros fatores como risco para trombose.

 É importante que ginecologista e paciente discutam o assunto e após avaliação dos riscos individuais cheguem a uma indicação adequada.

=====
Dra ANA RITA PEIXOTO PANAZZOLO
Histeroscopia Ginecologia
CRM/SC 6848 RQE 1714
48 98802 1772 48 3304 7306

Anterior
Anterior

Qual o melhor tratamento para mioma uterino?

Próximo
Próximo

A histeroscopia dói?