
Dra. Ana Rita Peixoto Panazzolo
Histeroscopia e Ginecologia
Minha principal área de atuação é a investigação e o tratamento de patologias intrauterinas e o manejo do sangramento uterino anormal.
Histeroscopias diagnósticas e cirúrgicas.
Minha experiência
Há 26 anos tenho me dedicado à histeroscopia. Em 1994 acabei a residência de ginecologia e obstetrícia no Hospital Nossa Senhora Conceição em Porto Alegre. Durante a residência me interessei por endoscopia ginecológica, em especial a histeroscopia. No ano de 1995, realizei um treinamento em histeroscopia, na Università degli Studi di Firenzi, Itália, sob supervisão do Dr. Carlo Tantini e nesse mesmo ano comecei minha carreira em Florianópolis. Em 1996, recebi a habilitação em histeroscopia conferida pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) fazendo parte do primeiro grupo de histeroscopistas do país a receber esta habilitação.
Desde 1995 até o momento, sou médica ginecologista e obstetra do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina, onde realizo histeroscopias diagnósticas e cirúrgicas e emergência obstétrica.
Realizo histeroscopias no Hospital Baia Sul, Hospital da Unimed e na Clínica Santa Helena.
Títulos
Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
FEBRASGO (1994)
Habilitação em Histeroscopia, conferido pela Comissão Nacional Especializada de Endoscopia
FEBRASGO (1996)
Federações & Sociedades
Membro da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de Santa Catarina
SOGISC
Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
FEBRASGO
Membro da American Association of Gynecologic Laparoscopist, Advancing Minimally Invasive Gynecology, Special interest group on minimally invasive surgeons with focus on hysteroscopy
AAGL

Especialidades
Sua menstruação é normal?
Você sabia que até 30 % das mulheres apresentam sangramento uterino anormal ao longo da vida interferindo na suas atividades diárias? 25% das mulheres com menstruação excessiva apresentam anemia por deficiência de ferro, levando à fadiga, menor tolerância aos exercícios físicos e diminuição do raciocínio.
Avaliação de paciente:
“Há anos sofrendo com menstruação excessiva, cansaço e indisposição fui procurar Dra Ana Rita que depois de um análise minuciosa me sugeriu a ablação endometrial. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Procedimento simples, recuperação tranquila e agora vida nova: sem cansaço, sem perda de sangue, sem cólica e dores de cabeça. Deveria ter feito há muito tempo!!!”